quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Zakopane pt.2

As silvas roçavam-me as pernas, mas eu imaginava-me no meu God mode, invulnerável, insensível, dominador. Alguns pardais cantavam como que rindo-se da minha clara inaptidão para homem do mato. Tropeçava a cada 3 passos, parava para cheirar arbustos e árvores, e o meu aspecto devia ser, já de si, andrajoso o suficiente para fazer rir-se qualquer animal que me pusesse a vista em cima.

Entre duas árvores vi a promessa cristalina cumprir-se, saltei o monte de terra e aterrei "splash" de sapatilhas na água com a inocência de "Gigantic" dos Pixies a ecoar-me na imaginação, num momento puramente adolescente e feliz, "Hey pal Hey pal Hey pal let's have a ball". Dirigi-me ao outro lado da margem e pousei a mochila na relva seca. Tirei as 3 latas de cerveja e a garrafa de vodka que ainda estava por abrir, prenda de uma qualquer miúda da noite de ontem, encantada com o meu cabelo escuro e paleio estragado de pseudo-intelectual enquanto eu lhe dizia em voz alta e confiante:

"Mas estás a entender mal, poéticos são os teus olhos, e não é, repara, não é que eu me esteja a fazer a ti, não, não, NÃO!!" E virando-me para o lado cantarolava para o polaco que estava à minha beira "Sorry Sir it couldn't be further grom my mind" e ria-me feito perdido até perceber que ela ainda aguardava a continuação do diálogo e então olhando-lhe nos olhos retomava como se a interrupção fosse a coisa mais natural do mundo: "Tenho alguém que não o Lou Reed na cabeça" gracejava " e nunca poderíamos ter algo que não apenas físico, nós os dois... És demasiado perfeita nos meus cânones. Os teus olhos azuis claros, frios e gelados são quase locus horrendus na minha óptica, pela antecipação da dor que sentiria ao partir-te o coração. Além disso o teu sotaque polaco, rústico, encantador, de quem tem as dores recentes dum país tão sofrido, tudo isso sobressai na tua voz rouca, no teu sotaque pausado povoado por chs em vez de ss's, nos teus olhos desse azul quase morto, desprovido de emoção, no teu cabelo tão louro, na tua pele leitosa de tão branca, nos teus lábios tão rosados, toda a tua etnia e legado cultural e biológico é revelada em todas estas características, e tal prova-me que a tua vida é bem mais próxima das tuas raízes, e, só por aí tão mais artística, porque o que são afinal a poesia e a arte senão formas de nos manter ligados a essas mesmas raízes? És tu a artista aqui, não eu, tu expressas-te em cada expiração, em cada olhar, em cada gesto... E eu por muito que o quisesse fazer nunca o conseguiria fazer. Talvez a polka que dancei contigo tenha sido o mais próximo que estive de ser o artista que tu és, e agradeço-te por tal."

E ela rira-se fazendo-me sentir bêbado, mas agora sozinho, percebia claramente o fio condutor (se bem que caótico) do meu prório pensamento, e, o quão lógico era tudo o que dissera.

Mergulhei as latas e a garrafa à sombra, na água transparente e gélida para arrefecerem, tirei e atirei a roupa para cima da mochila e deitei-me no meio do rio, tomando o meu primeiro banho em dois dias,

enquanto imaginava destinos possíveis se me deixasse boiar assim nu na direcção da corrente fria. Imaginei um urso observando-me atrás das árvores, junto à margem à sombra dos arbustos polvilhad

os de coloridas bagas, e gritei-lhe:

"Anda grande mamífero gigantesco, ser impotente de pêlo escuro e de pose intimidante, não tenhas medo de mim, aproxima-te, anda partilhar este leito de água fresca com que a Natureza nos brinda a ambos, a ti Rei desta floresta, e, a mim, Deus da minha vida. Anda ser-te perto de mim para que ambos possamos tirar algo deste momento" Nada se mexeu, e, um olhar mais atento revelou-me a substituição do pêlo imaginado por uma ilusão das sombras. Ri-me do quão ridículo acabara de ser, e senti-me absurdamente feliz.. Os acordes de Sofa Surfers povoavam-me os ouvidos... "Can I get a witness..."


_________________________


A ouvir:

"I'm waiting for the man"

The Velvet Underground

The Velvet Underground and Nico





"Gigantic"


Pixies


álbum: Surfer Rosa


link






Can I get a witness


Sofa Surfers


álbum: See the light


link (faço aqui uma chamada de atenção para o seguinte, este videoclip é gravado no Loos American Bar, sítio onde quando estava a viver em Viena era lugar de muita escrita também... um sitio fantástico, a que toda a gente que passe pela cidade devia dedicar uns minutitos se possível. E já agora que estou numa de guia turístico é obrigatório irem ao Flex :p)